top of page

Roteiros sugeridos sob medida (Goiás, Goiânia, Pirenópolis e Brasília)

Goiás

Mapa do Estado de Goiás

Fonte: http://www.goiasturismo.go.gov.br

Goiânia

Fonte: Foto de Maria José Giaretta

Sugerimos 2 dias para conhecer Goiânia: Cidade rica em áreas verdes, Parques e Museus, Teatros e Centros Culturais e um conjunto de Arte Deco.

Imperdível – Feira do Cerrado com produtos originais da terra, comida típicas, sucos com sabores do cerrado, artesanato do local. Acontece todo domingo das 9 às 13 horas e as 5ªs feiras da 17 às 22 horas.


Goiás Velho: Cidade Patrimônio da UNESCO


“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher. ” Cora Coralina.


Terra de Cora Coralina, antiga capital do estado e o centro da cidade, histórico e preservado. Parece que estamos voltando no tempo.

Uma graciosa praça que fica entre a Igreja, o Museu de Arte Sacra e o Palácio Conde dos Arcos, repleta de bares que é uma delícia sentar e tomar um refresco, um sorvete, uma cerveja. No meio da praça tem o coreto que abriga uma sorveteria com sabores do cerrado, uma delícia.

A Casa de Cora Coralina, também conhecida como Casa da Ponte, onde pode-se vivenciar o espaço da poetisa, ler seus poemas e dizeres alguns românticos outros políticos e muitos sobre a vida.

“Nasci numa rebaixa de serra. Entre serras e morros. “Longe de todos os lugares”. Numa cidade de onde levaram o ouro e deixaram as pedras”

Pode-se também só admirar a casa da poetisa, cozinheira, doceira, observar seus objetos e seu jardim.

Casa de Cora Coralina – Goiás Velho

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br

Museu das Bandeiras - Goiás Velho

Foto de Maria José Giaretta

O museu que funciona onde era a antiga cadeia, possui utensílios e mobiliários datados da época da sede do governo em Goiás, no século XVIII. As peças mostram a história dos bandeirantes, do ciclo do ouro e dos antigos índios da região.

Doces cristalizados de Goiás Velho

Fonte: Foto de Maria José Giaretta

Onde quer que andes eles te perseguem e são bom demais.

PIRENÓPOLIS

Vista de Pirenópolis

Fonte: Foto de Maria José Giaretta

Onde o tempo parou e a cultura e natureza se encontram sempre. Localizada a 150 KM de Brasília e 120 Km de Goiânia. Cidade tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A cidade é incrível ela oferece atrativos culturais materiais, o conjunto arquitetônico tombado e cultura imaterial tendo a Cavalhada, com grande representatividade, evento cultural que foi encenada na pela primeira vez em 1826, no município, cultura de origem portuguesa que representa a luta entre cristãos e Mouros.

Pirenópolis tem um Museu da Cavalhada, com um acervo particular de figurinos e adereços usados nas festas, um campo de Cavalhadas onde acontece a apresentação das encenações.

Os mascarados estão por toda parte, estes são chamados também de “curucurus”, estão no Museu da Cavalhada, no Museu do Divino e nas ruas. Usam roupas bem coloridas , a cabeça imitando a cabeça de boi, onça ou homens.

Mascarados de Pirenópolis

Fonte: Foto de Marlene Matias

Além do conjunto arquitetônico dos casarios, do século XVIII, o município oferece um roteiro histórico cultural muito rico formado pelas Igrejas: Matriz de Nossa Senhora do Rosário, construída no período entre 1728 a 1732; a Igreja Nossa Senhora do Carmo de 1.750; A Igreja Nosso Senhor do Bonfim, contruída no período entre 1750 a 1754; o Teatro de Pirinópolis de 1.899; a Casa de Câmara e Cadeia e Museu do Divino de 1919 e Cine Pirineus.

Atravessando a Ponte sbre o Rio das Almas chega-se a Tecelagem das Irmãs com um artesanato de teares, colchas de retalho, maravilhosas.

A cidade é cheia de lojas charmosas que possuem peças artesanais de cerâmica, tecelagem, papel, palha, papel além das guloseimas de doces, geleias, etc.

Outro atrativo muito interessante é o Museu Rodas do Tempo.

O museu possui um acervo particular com elementos de duas rodas do período de 1920 a 1980, entre motos, bicicletas, scooters e brinquedos. Espaço criativo e muito interessante, uma viagem no tempo observando a evolução da tecnologia sobre duas rodas.

Cópias das primeiras bicicletas criadas no mundo

Fonte: Foto de Maria José Giaretta

ATRATIVOS NATURAIS

Parque Estadual dos Pirineus, cerrado, formações rochosas e paisagem linda.

Pirenópolis conta ainda de muitas cachoeiras: Cachoeira Meia Lua; Cachoeira Usina Velha; Cachoeira Vargem Grande; Cachoeira do Abade; Cachoeira Bonsucesso; Cachoeira dos Dragões; Cachoeira do Rosário e Cachoeira das Araras, distantes do centro da cidade entre 2,5Km a 40 Km e Pirenópolis dispõe de bons serviços de receptivo para realizar os passeios.

Dá para fazer os passeios turísticos culturais caminhando, mas se a pessoa é sedentária ou tem algum problema em caminhar, pode-se tomar este charmoso taxi, um tuk tuk.

Taxi Tuk Tuk de Pirenópolis

Fonte: Foto de Maria José Giaretta

BRASÍLIA

Catedral Metropolitana de Brasília

Fonte: Foto de Maria José Giaretta

Brasília capital de todos os brasileiros e apesar de ser o centro político brasileiro tem muitas coisas interessantes, tais como a Catedral Metropolitana, considerada a obra mais poética de Oscar Niemeyer, com os vitrais em azul e 3 anjos suspensos.

O Lago Paranoá com 48 Km² de extensão de onde pode-se contemplar Brasília.

Podemos visitar ainda a Ponte JK, o Parque Sara Kubitschek, a Praça dos 3 Poderes, a Explanada dos Ministérios, a Torre de TV, o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o templo da Boa Vontade.


Alto Paraiso/ Chapada dos Veadeiros e São Jorge

Lugar privilegiado pela natureza, a reserva da biosfera Goyas, dentro dela a Chapada dos Veadeiros, dona de uma beleza rara, com fauna e flora rica e a vibração energética local. Sua formação geológica é uma das mais antigas do planeta e a gigante placa de cristal de quartzo no subsolo.

Dona de uma natureza privilegiada, paradisíaca formada por cachoeiras, riachos de águas cristalina, cercados por rochas, paredões e mata virgem.

Um paraíso natural incrível com cachoeiras, vales e parques para todos os níveis de visitantes.

Em vários empreendimentos, centro de informações turísticas e atrativos é possível encontrar um quadro com os atrativos e distâncias.

Cartaz com informação de distância

Fonte: Foto de Maria José Giaretta do cartaz exibido na recepção do Hostel HI Catavento de Alto Paraiso.

Informações sobre o grau dos passeios

Fonte: Foto de Maria José Giaretta – Cartaz exibido no Posto de Informações Turísticas.

Cachoeiras e Vale da Lua em Alto Paraiso

Fonte : http://www.goiasturismo.go.gov.br/altoparaiso

Uma das coisas fascinantes da área é a vegetação composta por flora incrível. Você está caminhando e avistando tudo seco, de repente você escuta o barulho de uma cachoeira linda e para chegar atravessa entre uma flora singular.

Flora de Alto Paraiso

Fonte: Fotos de Maria José Giaretta.

Cachoeiras de Alto Paraiso

Fonte: Fotos de Maria José Giaretta

A paisagem de Alto Paraíso, São Jorge, Chapada dos Veadeiros é incrível porque você percorre o ambiente de cerrado, com árvores retorcidas, flores brancas, amarelas, rosas e as árvores de Buriti, que em seguida encontra-se uma corredeira e logo uma cachoeira.

No caminho para São Jorge, um povoado interessante, com muitos artesões se avista o Jordim Maitreya formado por uma grande vereda com fileiras de buritis entre as montahas, onde dizem que aí é um campo de energia cósmica de alta vibração, que vale a pena a contemplação.

Além dos atrativos naturais Alto Paraíso conta com artesanato local, um Centro Cultural com apresentações de produções de arte (pintura, música, poemas) da terra e tem muitos alimentos e bebidas com sabor da terra.

Destaco aqui a Oração à mãe das águas:

“Quem guia-nos à fonte

Resgata-me à pureza da alma

Para que eu possa diluir a natureza

No coração do homem

Assim, como as águas critalinas

Banham veredas

As nutrindo suavemente

Lava-nos os olhos

para que eu possam ver

A unidade

Percebida ao coração

Que pulsa

A harmonia

Ouvindo

Dançando

Sentindo

O som

Da Grande mãe

Terra”

HOSPEDAGEM:

Goiânia/Brasilia e Pirenópolis – no Hostel 7

Alto Paraíso – Hostel Catavento

Goiás Velho – Temos parceria com uma pousada

Reservamos vôo e os Hostels e indicamos a melhor forma de fazer os trajetos terrestres.

Os passeios – Todos os Hostels indicam a melhor forma e os Atrativos adequados para cada viajante.

APAJ Viagens e Turismo Rua Sete de Abril, 404 9º Sala 94A, República - São Paulo Whatsapp: 55 (11) 94102-2256 Link acesso: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5511941022256 Tel: 55 (11) 3258-0388 | 55 (11) 3256-4626 E-mail: apajtur@gmail.com Sites: www.hihostelsp.com.br | www.hihostelbrasil.com.br http://apajtur.wixsite.com/apajtur | www.instagram.com/apajtur

![endif]--

Você talvez possa gostar:
bottom of page